Armário-Capsula, o pouco que é muito.

Aposto que você está pensando que armário-capsula parecido com uma capsula de mergulho, ou uma capsula de remédio, uma capsula de café? Tem um monte de capsulas por ai, não é?.. Mas para saber de fato do que eu falo, tem que ler o post. rs..

Vocês sabiam que os milionários, de sucesso – estou falando dos que batalharam ou batalham e não herdeiros, que já nasceram ricos – repetem as roupas que tem regularmente em looks?

Você sabe o motivo? Tempo.. Tempo é dinheito.. ou não é?

Eles não perdem tempo, olhando fixamente para o armário, com uma infinidade de roupas, sem conseguir decidir o que é melhor para ele/a naquela hora.

O armário dessas pessoas, tem sempre peças de boa qualidade e que estão afinadas entre si, peças que nunca saem de moda, com cores e estilos que fazem essa pessoa demonstrar todo o sucesso que conquistaram.

A elegância impera, pois o estilo há muito já foi definido. Então é só olhar a combinação que quer fazer aquele dia e…. Voilá!

Mas que armário é esse?

Chama-se Armário-Capsula e eu vou falar bem pouco sobre ele..

O termo “armário-capsula” surgiu na década de 1970 com a estilista Susie Faux, pensando em um armário com poucos itens, alguns essenciais que nunca saem de moda e outros atuais.

Quem trouxe a febre para a internet foi a blogueira americana Caroline, do Un-fancy.com, que escolheu 37 peças do armário para viver por alguns meses e ganhou muitas fãs.

E qual o motivo para se ter um Armário-Capsula?

A grande experiência nisso tudo é que você vai montar um armário com peças que realmente gosta e lhe caem bem.

Mas você terá que conhecer primeiramente o seu corpo, o seu tipo, o seu estilo, as cores que melhor combinam com você.. e só depois disso é que você vai começar a montar o seu Armário- Capsula.

E foi pensando nesses detalhes que criamos o Projeto Coach de Estilo, basta clicar para saber mais.

O que se ganha tendo um Armário-Capsula?

  1. Menos perda de tempo, sobre as escolhas de um look
  2. Mais tempo para se dedicar (no caso de CD) a maquiagem e outros detalhes
  3. Menos Roupas + Qualidade + Elegância
  4. Menos espaço para guardar peças que as vezes você nem gosta ou usa
  5. Mais economia de grana, na aquisição de peças (menos peças, menos gastos).
  6. Mais segurança, pois quando você se conhece, conhece seu estilo, tipo físico e o que lhe cai bem, é assim que você se sente: SEGURA!!!

Um armário capsula, tem em média umas 37 peças.. com CD isso pode ser bem menos, principalmente para quem não pode aparecer muito com volumes em casa ou precisa de um guarda volume.

As lingerie e acessórios ou looks de festas, não fazem parte dessa lista do armário.

Você pode fazer mini-armários-capsulas, para cada época do ano. Ou usar os termos Primavera-Verão e Outono-Inverno.

Selecionando as roupas que tem:

  • Essa parte é bem interessante, a recomendação é colocar as peças abertas em cima da cama, de uma mesa e fotografar uma a uma.
  • Fazer uma espécie de álbum.
  • Você também pode recortar essas peças fotografadas para motar os looks em papel. (Há muitos anos, existiam umas bonecas de papel que vinham com roupinhas, e as meninas recortavam as roupinhas e colocavam nas bonecas e iam mudando os looks.. era assim que as meninas começavam a entender de roupas… desde pequenininhas.. rs… Há pouco eu descobri que Louis Vuitton lançou uma coleção dessas bonequinhas.)

Aqui um roteiro criado por Caroline Rector, do blog Unfancy, para quem deseja começar a montar um Armário-Capsula

1. Lifestyle: Reúna em uma lista as principais atividades que envolvem seu dia a dia. Vale incluir eventos especiais já agendados, feriados, viagens, passeio com amigos, trabalho e até o tempo que se passa em casa.

2. Palavras associadas: Escreva o maior número possível de termos relacionados a estilo que você conhece. Circule os que combinam com você e risque aqueles com os quais você não se identifica. Exemplo: boho, tendência, chique, clássico, esportivo, girly… Selecione de 3 a 6.

3. Marcas: Faça uma lista de lojas, marcas e designers que você adora e que funcione com o seu estilo, corpo e orçamento. Isso ajuda a guiar as compras.

4. Cores: Eleja tons majoritários, outros minoritários e alguns pontuais. Pense naqueles que fazem sentido para a temporada, nos que vão fazer a diferença em acessórios, nos que servirão de base…

5. Peças-chave: Coloque no papel itens que você já tem e alguns que pretende comprar. Pense uma lista geral de favoritos para ter uma noção mais completa do seu estilo pessoal. Inclua tops, partes de baixo, sapatos, vestidos e terceiras peças. Deixe de fora da contagem roupas de malhar, acessórios, pijamas, lingerie e moda festa.

6. Looks-chave: Pense em produções que você ama usar, de acordo com as suas atividades básicas, humor, ocasiões especiais.

7. Lista de compras: Agora, dedique-se a reunir itens que você realmente precisa comprar. Mas não se esqueça do limite de peças. Este é o momento de avaliar alguma peça que precisa ser substituída, cores novas que merecem ser consideradas, itens indispensáveis para as temperaturas da estação.

8. Orçamento: Aproveite os e-commerces para avaliar quanto será preciso gastar em cada nova aquisição, mas não gaste mais do que o budget pré-estabelecido.

9. Armário-cápsula: Agora, liste as 30 peças – ou mais – que farão parte do seu armário pelos próximos três meses.

10. Lições aprendidas: Termine anotando ideias e ensinamentos absorvidos durante o processo.

Eu sei que você vai se divertir.. vai economizar, vai se sentir segura com suas escolhas, vai se conhecer cada dia mais e vai ficar sempre linda e elegante.

Nem todo mundo nasceu para o minimalismo e nem todo mundo lida bem com a repetição constante. Por esses e outros motivos, o armário cápsula não funciona para todo mundo.

Mas se você está com vontade de tentar, saiba que requer esforço . Além do método dar um certo trabalho para planejar. A parte boa é que é um exercício super legal de criatividade e autoconhecimento, a parte ruim é que é você vai precisar se dedicar a ele (ou contratar uma consultora de imagem).

Se você tem alguma dúvida para a escolha de seu look, dá uma olhada no nosso Projeto de Coach de Estilo, que num instante isso se resolve.

Vejo vocês por ai… não deixe de assinar nossa lista

Alguns exemplos de armário-capsula, teste os looks em sua mente.. vai que é o seu estilo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *